logo RCN
Artigo

Vida e morte de um Herói do 13º BC - Capítulo X

  • Ecos da Segunda Guerra/segundaguerra.org - Embarque do 2º Escalão da FEB no porto do Rio da Janeiro em 22 de setembro de 1944

Da redação 19:36 hs - Etelvino Silveira de Souza, juntamente com outros soldados selecionados pelo 13º BC - Décimo Terceiro Batalhão da Caçadores - para integrar o 2º Escalão da FEB - Força Expedicionária Brasileira - sob o comando do 1º Ten. Alcides Santos, deixaram a Estação Ferroviária de Joinville no início da manhã do dia 30 de abril de 1944 com destino a

Curitiba. De Curitiba, o grupo viajou para São Paulo e de lá para a cidade de Caçapava no interior do Estado de São Paulo, onde foram iniciados os treinamentos no 6º Batalhão de Infantaria Leve.

Desde a chegada em Caçapava Etelvino enviava cartas manuscritas. As cartas geralmente  acompanhadas de fotos eram frequentes. Para os pais e irmãos as cartas enviadas de Caçapava davam a certeza de que Etelvino ainda se encontrava em solo pátrio. Essa certeza alimentava a já tênue chama de esperança de que viesse a ser dispensado.

Algum tempo depois, as cartas passaram a ser escritas de São João Del Rei, no Estado de Minas Gerais, onde o grupo de soldados participava junto ao 11º BI Mth - Décimo Primeiro Batalhão de Infantaria de Montanha -  daquele que seria o último treinamento para enfrentar o experiente Exército Alemão na região montanhosa da Itália.

Na olaria do Boa Vista a ausência de Etelvino repercutia no ânimo de Thomaz, atingindo toda a família e provocando queda de produção e dificuldades na comercialização dos produtos. Depois de deixar São José (atual região Metropolitana de Florianópolis) a bordo de um navio, em 1928, Thomaz passou a pensar em voltar com a família para a sua terra natal. Abatido com a ausência do filho, não mais acreditando na sua dispensa quase chegando ao fim a esperança de sua volta, resolve retornar para perto de seus pais e irmãos. Prevalecia a sabedoria popular que define a invasão de formigas como prenúncio de mudança, relatada no capítulo VI.

Thomaz viajou para São José, adquiriu uma grande propriedade na localidade balneária de Ponta de Baixo, onde passou sua infância, juventude e viveu os primeiros anos depois do casamento com Maria Francisca. De volta ao Boa Vista, passou a acelerar os preparativos para a mudança. Dos 12 filhos, apenas sete acompanhariam Thomaz e Maria Francisca na volta para São José. Três haviam casado em Joinville, uma filha ainda criança morrera antes de 1928 e Etelvino estava em São João Del Rei, prestes a embarcar para a Itália.

Na sua última carta escrita de São João Del Rei, Etelvino confirmava que a data do embarque para a Itália estava se aproximando. No dia 22 de setembro de 1944, as emissoras  de rádio e principais jornais noticiavam o embarque do 2º Escalão da FEB formado por um efetivo de 5.075 homens, incluindo o contingente do 13 BC. O embarque aconteceu no porto da cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Sob o comando do General  Oswaldo Cordeiro de Faria, os soldados viajaram a bordo do navio USS General W.A. Mann, com destino ao porto de Nápoles, na Itália.

No próximo capítulo você irá acompanhar a a chegada do 2º Escalão na Itália e sua entrada em combate enfrentando o experiente Exército Alemão e temperaturas de até 20 graus negativos.  Novas postagens às segundas-feiras.

Ary Silveira de Souza - Editor do JI Online/




Deslizamento em Franco da Rocha (SP) deixa 8 soterrados Anterior

Deslizamento em Franco da Rocha (SP) deixa 8 soterrados

Covid-19: Brasil registra 640 mortes e 179,8 mil novos casos Próximo

Covid-19: Brasil registra 640 mortes e 179,8 mil novos casos

Deixe seu comentário